segunda-feira, 15 de outubro de 2012

TO SIR, WITH LOVE...




Quando eu era criança, eu tinha uma imaginação incrível. Por falta de amiguinhos da minha idade e por meus irmãos serem ainda bebês, usava minha imaginação fértil para brincar. E sabe qual era minha brincadeira preferida? Escolinha.Eu tinha uma lousinha, que apoiava em cima de uma cadeira, tinha giz de todas as cores e tinha também meus livros didáticos de matemática, português, ciências e estudos sociais (sobras que eu ganhava da minha tia professora). E era ali, em cima de uma cadeira no quintal que eu dava aula para minha turma imaginária. E todos eles tinham nome, número de chamada, ganhavam estrelinha de bom comportamento e tinham seu dia de ajudante.
Eu preparava as aulas, separava as matérias, dava notas nos trabalhos... Passava horas e horas apagando e escrevendo de novo na lousa... Adorava tudo aquilo, resolver as questões, ensinar, mostrar tudo que eu sabia...
Sempre adorei a escola – como boa nerd que sou. Os professores sempre foram meus melhores amigos. Sempre me causavam aquele fascínio, me deixavam boquiaberta por saberem tanto, me faziam querer saber tanto quanto eles, eu queria ser daquele jeito, queria saber tudo aquilo...
Queria crescer e ter minha própria escola, minha lousa gigante de verdade, minha lista de chamada de verdade, minha turma de verdade...
O tempo passou e os sonhos mudaram, mas a escola continua sendo meu lugar preferido. Ainda adoro meus professores, e babo - sim, babo - no quão longe vai o conhecimento de alguns. Ainda sinto o mesmo fascínio, ainda adoro aprender e prestar atenção e absorver tanto quanto for possível daquela sabedoria que eles estão ali transmitindo.
Estou no último ano de faculdade, no último semestre, mas ainda lembro o nome – senão de todos, mas de boa parte dos meus professores desde o maternal. Lembro-me das escolas por onde passei, e de cada uma dessas pessoas tão importantes que participaram deste meu processo de aprendizado, que alimentaram essa minha sede incontrolável de saber.
Tia Elianinha (Maternal), tia Cláudia (Jardim), tia Izabel (Pré), Professoras Irene (1ª série), Josefina (2ª série), Yara (3ªsérie), Lourdinha (4ª série), Alda, Letícia, Maria Angélica, Laura Beatriz, Bárbara, Cida, Marlett, Érica, Lídia, Conceição, Telma, Marilena Bonnon, Sandra (Geografia), Simone, Ana Lúcia (Matemática), Maria Eugênia, Márcia, Edilaine, Mônica, Genelva, Sandra (Inglês), Veridiana, Valéria, Rita, Yasuko, Amanda, Sônia, Cristiana, Eliana, Solange, Ana Lúcia (Inglês),  Aline, Fernanda e os professores Silvio, Aldimar, Luiz e Kéler,  Luiz Felipe, Ferrari, Felipe, André, André Brait, José Vicente, Edinho, Bina, Assis, Beli, Pascoal, Pedro... Espero que eu não tenha esquecido ninguém já que todos foram tão importantes.
Neste dia de vocês quero então dizer o quanto os respeito, o quanto os admiro, o quanto os agradeço... Quero dizer tantas coisas e nem sei como. Acho que este dia deveria sim ser mais valorizado, que esta profissão deveria ser muito mais valorizada, mas não quero entrar no âmbito político desta questão.
Peço que aceitem a minha singela homenagem, o meu carinho, meu respeito e admiração. Tenho certeza que muitos que estão me dando aula na facu neste momento vão ser para mim inesquecíveis, vou carregar na mente e no coração e vou continuar babando quando falar deles por aí, assim como babo em classe escutando vocês falarem.
Parabéns pelo dia de vocês. Parabéns por escolherem esta profissão. Parabéns por muitas vezes orientarem os passos incertos de seus alunos.
Obrigada por ME orientarem. Obrigada por compartilharem as coisas incríveis que vocês sabem. Obrigada, obrigada, obrigada, obrigada.
Tia Eliana e Tio Eduardo, parabéns para vocês também. Se escolinha era minha brincadeira favorita tia, era porque eu queria imitar você. E tio, você compartilhando todo seu conhecimento de História (tanto teórico quanto prático), foi o primeiro professor que me fez babar.
Mais uma vez parabéns a vocês!!!! Afirmo com toda certeza que sem vocês, faltaria boa parte do que hoje existe em mim.

(Queria que todos os professores aqui citados pudessem ler isso e se eu me esqueci de algum, me desculpe, são nomes demais para lembrar!!)

Pra terminar, uma musiquinha:


Nenhum comentário:

Postar um comentário