quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

QUEBRA-CABEÇA


O que se deve fazer quando se sente que tudo está lhe escapando por entre as mãos? Que todas as situações estão fora do seu alcance ou fugindo do seu controle?

Como controlar o pensamento que fica a mil por hora, querendo resolver tudo ao mesmo tempo e, dessa forma, acaba não encontrando solução pra nada?

O que fazer quando se tem um medo, que você sabe exatamente qual é, mas não consegue pôr pra fora, porque externá-lo vai fazer ele se tornar ainda mais real e monstruoso do que já é?

É incrível como coisas estranhas acontecem. Ás vezes você está tão mergulhado em si mesmo, tão perdido no seu próprio labirinto, que não consegue ver que uma pessoa que está do seu lado todos os dias, está sentindo exatamente o mesmo que você.

É um aperto no peito, como se algo ruim fosse acontecer. Um aperto tão forte que se torna uma dor física, chega a dar falta de ar. É como se faltasse alguma coisa.

Falta coragem, falta motivação, falta inspiração, falta tudo. E ao mesmo tempo, pra quem analisa racionalmente, não falta nada!!! Não há motivos para que o Sr. e a Sra. Perfeição se sintam vazios. Por Quê??? Eles têm tudo!!! Eles são o máximo!!!

Mas falta alguma coisa. E só quem sente é que pode saber. Mesmo que já se tenha passado por isso, mesmo que se saiba exatamente como agir para não cometer os mesmos erros, dói. O fato de conhecer a dor não faz ela doer menos.

E vem a vontade de chorar, mas as lágrimas não caem; a vontade de gritar, mas a voz não sai. Uma vontade desesperada de ser visto, mas parece que a invisibilidade nos toma. Aí vem a vontade de se entregar, de fugir, de dormir pra não ver as horas passando tão devagar; de acordar e ver que o mundo acabou...

Falta alguma coisa... Tomando essas palavras emprestadas, "...é como se faltasse a última peça do quebra-cabeça e você só vai conseguir ver a figura quando encaixar essa peça..." Mas cadê essa peça? O que é que faz tanta falta?

Não sei. Pra responder essa pergunta, cada um precisa olhar pra dentro do seu próprio coração. O que tá faltando pra mim, pode ser diferente do que falta para você. Ou, de repente, possa ser a mesma coisa que esteja faltando e a gente não consiga ver.

Seja lá o que for que esteja faltando, cada um só pode encontrar a resposta, mergulhando profundamente dentro de si, sem medo de se afogar.

A última peça do quebra-cabeça pode estar bem lá no fundo do nosso mar, somente desafiando a nossa coragem, esperando para ser encontrada.


Paira à tona de água
Uma vibração
Há uma vaga mágoa
No meu coração.

Não é porque a brisa
Ou o que quer que seja
Faça esta indecisa
Vibração que adeja

Nem é porque eu sinta
Uma dor qualquer
Minha'lma é indistinta
Não sabe o que quer

É uma dor serena,
Sofre porque vê
Tenho tanta pena!
Soubesse eu de quê!...

(Fernando Pessoa)

8 comentários:

  1. Oi, Ju...

    Nós conversamos sobre isso outro dia e o legal do seu post é que você descreveu tudo perfeitamente; vejo nossa conversa aí.

    Ju, realmente acho que precisamos mergulhar em nós mesmos bem fundo; quero morrer acreditando que aquele que vive apenas na superfície não vive plenamente a vida. Sobrevive nela.
    Mas o melhor é saber que temos amigos. Eu tenho uma assim como você. E isso é bom... isso é demais!

    Que a cada momento de desespero encontremos forças para nos unirmos cada vez mais. E que a cada ano nossa amizade se fortaleça.

    AH! Hoje é véspera do seu aniversário e como não sei se terá aqui no Blog 'post de aniversário', eu deixarei os parabéns neste mesmo.

    Ju, muitas felicidades para você, muita paz, muitas realizações e sucessos, sempre com muita saúde. Que você continue sempre essa pessoa maravilhosa que é.
    Feliz aniversário!

    Beejos
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. OI!!!
    ENTÃO, POST DE ANIVERSÁRIO NÃO VAI TER NÃO, MAS EU ACEITO OS PARABÉNS MESMO ASSIM. KKK
    EU TE DISSE QUE TINHA PASSADO TODA NOSSA CONVERSA AQUI. REALMENTE, PARECIA QUE EU SÓ PRECISAVA CONVERSAR COM ALGUÉM PRA QUE AS PALAVRAS FLUÍSSEM. E AQUI ESTÃO ELAS, TRANSFORMADAS EM MAIS UM POST.
    O APERTO NO MEU CORAÇÃO AINDA NÃO PASSOU, MAS COM CERTEZA JÁ ALIVIOU UM POUQUINHO, SÓ PELO FATO DE POR ISSO PRA FORA.
    E SABER QUE VOCÊ TÁ DO MEU LADO, ME DANDO APOIO, AJUDA MAIS AINDA.
    BJBJBJBJBJBJBJBJ E ATÉ MAIS!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ju,como você se despe em palavras, por mais notável que queira ser, mais invisível se torna aos olhos dos que te rodeiam.
    Não sofra por antecedência, viva um dia de cada vez, pois nessa ânsia, acaba que nos magoamos sem ter muita razão de ser.
    Vá a luta, para que seus objetivos sejam alcançados.
    Nosso destino está nas mãos de Deus, e só ele sabe o que será melhor para nós.
    Muitas vezes ele nos mostra o caminho, e cabe a nós, somente a nós saber trilha-lo.
    Levante a cabeça, grite, cante, dance, enfim seja feliz.
    Um grande beijo, de sua tia que te ama muito.
    Lúcia.

    ResponderExcluir
  4. NOSSA TIA!!! VOCÊ PEGOU BEM NO PONTO!!!
    TÔ AQUI BOQUIABERTA, NÃO SEI NEM O QUE DIZER!
    EU SEI QUE VIVO ME ESCONDENDO ATRÁS DAS MINHAS PALAVRAS E AGORA MAIS DO QUE NUNCA PORQUE A SITUAÇÃO EM QUESTÃO MACHUCA MAIS DO QUE EU PODIA PENSAR.
    MAS VOCÊ ESTÁ ABSOLUTAMENTE CERTA. SÓ DEUS SABE O QUE É MELHOR PARA NÓS. CABE A NÓS CONFIARMOS QUE ELE NOS GUIA PARA O CAMINHO CERTO, MESMO QUE A GENTE SE MACHUQUE EM ALGUNS ESPINHOS PELO CAMINHO.
    OBRIGADA POR SUAS PALAVRAS CERTEIRAS.
    BJS!

    ResponderExcluir
  5. Belas palavras, e belo blog.
    A poesia do Fernando Pessoa casou perfeitamente com seu texto.
    Grande abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  6. MUITO OBRIGADA!!
    REALMENTE EU AMO O FERNANDO PESSOA. TEM COISAS QUE PARECE QUE ELE ESCREVEU PARA MIM. NÃO VÃO SER POUCAS AS VEZES QUE ELE VAI ESTAR POR AQUI COMPLEMENTANDO AS MINHAS PALAVRAS.
    OBRIGADA POR SUA VISITA E VOLTE SEMPRE!

    ResponderExcluir
  7. Sim só quem sente de verdade pode saber...também pode aprender a crescer, seguir em frente, tudo que acontece de ruim é porque virá um dia melhor, paz no seu coração.

    ResponderExcluir
  8. MUITO OBRIGADA PELA VISITA E POR SUAS PALAVRAS.
    VOLTE SEMPRE!!!!
    ABRAÇOS!!!

    ResponderExcluir