terça-feira, 8 de junho de 2010

CANUDINHO ROXO




Ultimamente eu tenho sentido que as coisas simples da vida estão se esvaindo, desaparecendo, como se estivessem entrando em extinção. Por que será que as coisas bobas estão perdendo o valor? Será que ninguém percebe a importância que essas coisas têm???


Na grande maioria das vezes - pelo menos para mim - o gesto, a intenção por trás de uma coisa simples, vale mais do que o carro do ano ou uma medalha de ouro nas Olimpíadas.


Bons exemplos disso, são os amigos de verdade, que, às vezes, sem dizer uma palavra, saem de perto um do outro com a sensação de que tiveram a melhor conversa de suas vidas. Um abraço, uma flor, um olhar...Tá tudo sendo deixado para trás, e em troca de quê???


Mas e o nome deste post? Que tem a ver com isso? Eu explico. Foi o que me inspirou a escrever esse texto e perceber o valor das pequenas coisas.


Depois de um pequeno desentendimento (nem sei se chegou a ser isso), com uma pessoa muito especial para mim, ficamos num clima meio abalado que não combinava com a nossa amizade. Sentia o meu coração despedaçado porque, por mais que a gente tivesse conversado, eu sabia que não estava tudo bem.


Com tudo "aparentemente normal" (e depois de chorar feito uma louca), fomos comer uma pizza e, por mais que o clima aparentasse descontração, meu coração ainda sentia algo estranho no ar.


Então ele se levantou e foi comprar refrigerantes para nós. Fiquei olhando ele ir e pensando em como poderia consertar aquela situação esquisita que não tinha nada a ver com a gente. Enquanto maquinava mil planos diferentes para me desculpar, ele voltou com duas latinhas de refri na mão. Estendeu uma para mim e em seguida um canudinho e disse: "Tó Ju, o seu é roxo". E ali, toda aquela nuvem negra se dissipou, meu coração imediatamente ficou mais leve e eu vi que estava bem ali, aquilo tudo que era meu. E tudo isso por que??? Porque roxo é a minha cor preferida!!! Simples assim! Eu ali pensando em mil coisas mirabolantes para restaurar a nossa paz e ele dissipou o conflito com um canudinho roxo!!! Dá pra entender o que eu quero dizer???


Talvez pareça uma idiotice aos olhos de quem está de fora; talvez só quem viveu para entender; mas isso teve tanta importância, mas tanta importância, que eu não sei se dá para explicar. Mas eu vou tentar:


O que eu quero dizer é que às vezes a gente tem tanto, mas não consegue ver, por dar importância às coisas erradas, por correr atrás de coisas sem importância que a gente não tem, coisas que às vezes nem existem, mas a gente cria. Por causa disso, a gente esquece de cultivar o que a gente já tem, e quando aquilo que parecia tão sólido, sofre um impacto, aí é que a gente enxerga o valor real daquilo que a gente possui.


A gente pode não ter a taça do campeonato, a medalha de melhor do mundo, mas existem coisas muito mais importantes que a gente tem todo dia e não vê.


Às vezes a gente só precisa de um sorriso; uma palavra; um olhar; uma folha de caderno dobrada em forma de barquinho cheia de "Eu Te Amo" espalhados por ela; um canudinho roxo numa latinha de refrigerante...
Coisas simples, aparentemente sem importância, mas que podem chegar na hora certa e confortar o coração de quem as recebe.

A mensagem que deixo é: Dê valor às pequenas coisas do dia-a-dia. Juntas, elas se transformam em uma grande coisa chamada FELICIDADE!!!




O Que Faz Você Feliz?

A lua, a praia, o mar,
Uma rua, passear
Um doce, uma dança, um beijo
Ou goiabada com queijo?

Afinal? O que faz você feliz?
Chocolate, paixão
Dormir cedo, acordar tarde
Arroz com feijão, matar a saudade
O aumento, a casa, o carro que você sempre quis?
Ou são os sonhos que te fazem feliz?

Dormir na rede, matar a sede
Ler, ou viver um romance?
O que faz você feliz
Um lápis, uma letra, uma conversa boa
Um cafuné, café com leite, rir à toa
Um pássaro, um parque, um chafariz
Ou será um choro que te faz feliz?
A pausa pra pensar...
Sentir o vento, esquecer o tempo.

O céu, o sol, um som
A pessoa ou o lugar?
Agora me diz, o que faz você feliz?

(Retirada de um comercial do Pão de Açúcar)

"O essencial é invisível para os olhos" (Saint Exupèry)






5 comentários:

  1. Sabe, Ju, eu gostei muito do seu novo post e te confesso que ele me fez lembrar de coisas que eu achei que não significavam mais nada. No seu primeiro pararagrafo, você diz que às vezes estamos em silêncio na companhia de algumas pessoas, e no entanto,temos a melhor conversa. Muitos amigos que me diziam isso, hoje já não são mais meus amigos. E durante muito tempo fiquei pensando se essa frase realmente era sincera...
    Hoje, vinda de você, eu sei que é. Hoje, Ju, eu acredito no meu potencial de amigo. Eu não acreditava mais em amizades sinceras, mas sei que elas existem e nos fazem um bem.

    Espero que nos tenhamos sempre essa nossa sincronia de um saber o que o outro pensa, o que o outro precisa, o que o outro irá dizer. Espero sermos sempre mais que amigos... sermos os melhores amigos!

    Um grande beeeijo
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. JONAS,
    E O QUÊ QUE VOCÊ ESPERA QUE EU "DIGA" AGORA???
    VOCÊ TAMBÉM TROUXE DE VOLTA MUITAS COISAS QUE EU PENSEI QUE TIVESSE ENTERRADO NUM POÇO SEM FIM DENTRO DE MIM, POÇO ESTE NO QUAL EU ESTAVA CAINDO E, DE REPENTE, SURGE VOCÊ, E ME PUXA DE VOLTA PARA CIMA, E REVIRA MEU MUNDO E ME DEVOLVE PARA MIM!!!
    ENFIM... O QUE MAIS EU DEVO ESREVER? NÃO EXISTEM PALAVRAS PARA ISSO, NÃO EXISTE EXPLICAÇÃO PARA ESTES GRANDES ENCONTROS DA VIDA.
    VOCÊ SABE QUE, NO QUE DEPENDER DE MIM, VOCÊ AINDA VAI ME DAR MUITOS REFRIGERANTES COM CANUDINHOS ROXOS, ROSAS, AZUIS...
    A COR MESMO NÃO IMPORTA. IMPORTA O GESTO E A NOSSA AMIZADE INCRÍVEL ACIMA DE TUDO.
    TE ADORO DEMAIS.
    BJS, BJS E MAIS BJS.
    JU.

    ResponderExcluir
  3. EI JÚ SEU BLOG ESTA CADA VEZ MELHOR , MUITO BOM É DE MUITO BOM GOSTO, CONTINUE ESCREVENDO ASSIM , BJS DO TIO !!!!!!

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADA TIO!!!
    FICO FELIZ, POIS TUDO O QUE VEM PARA O BLOG, SAI DE DENTRO DO MEU CORAÇÃO. SEMPRE!!!!
    CONTINUE SEMPRE VINDO AQUI!!!
    OBRIGADA NOVAMENTE E BEIJOS!!!

    ResponderExcluir
  5. Geovanny Rodrigues
    Nossa admiro a sua importância com seus amigos, também amo os meus, tento explicar que amigo de verdade e aquele que nunca esquece de você!

    Orkut: geo-vanny_rodrigues@hotmail.com.br
    Msn: geo_pvh@hotmail.com

    ResponderExcluir