quinta-feira, 2 de setembro de 2010

PEGUE UM BRONZE (O SOL BRILHA PARA TODOS)


Tem dias em que eu fico pensando em como as coisas são engraçadas. As pessoas que merecem, não sabem receber elogios. Este é o meu caso, o caso de um amigo e, tenho certeza, o caso de muitas outras pessoas que eu não conheço, mas que vão se identificar com essa história. Então, aí vai:
Pessoas inteligentes - realmente inteligentes - têm plena consciência de sua inteligência. Por serem inteligentes, conhecem a fundo suas capacidades e admitem (talvez nem sempre) suas limitações. Faz parte da própria inteligência manter certo ar de arrogância. Digo por experiência própria. Não é porque os inteligentes queiram se gabar. Nem sempre. É só uma característica de nossa natureza. Entre nós, levamos tudo isso na brincadeira, rimos, temos nossas próprias sátiras e, às vezes, nos achamos. Admito.
Mas nós levamos isso tão na brincadeira, que na hora de levar a sério, não sabemos como agir. Começamos a duvidar de nossas capacidades que tanto nos orgulham em particular. Por que, na hora de brilhar de verdade, a gente fica com medo e tenta se esconder?
Em particular, admitimos facilmente que somos capazes disso, disso e daquilo. E ficamos intensamente revoltados com quem quer que duvide disso. Então por que, justamente na hora que alguém reconhece isso, na hora em que o destino nos coloca como personagens principais da peça de nossas vidas, queremos adiar, fechar as cortinas e correr para os bastidores???
Medo, insegurança, borboletas no estômago, pulga atrás da orelha, seja lá o que for, tomam conta da gente e toda aquela confiança tão companheira e íntima, se vai.
Pois bem, eu não sei exatamente porque isso acontece. Talvez seja para que nós, os tachados "perfeitos" possamos descobrir que somos humanos. Temos medo!!! Debaixo dessa fachada auto suficiente, bate um coração comum, como qualquer outro. Cheio de incertezas, dúvidas, medos, inseguranças. Normal. IMPERFEITO.
Mas nós, os "perfeitos" também temos o direito de brilhar. Não temos que nos sentir culpados porque chegou a nossa hora. Porque tá tudo dando certo. Por que tá tudo tão perfeito. NÓS MERECEMOS!!!
E você, você sabe que é com VOCÊ que eu tô falando!!! Sei que está aí lendo e vendo mais uma de nossas conversas transformada em post. Pois é, é para você mesmo que eu digo: VOCÊ MERECE!!!
Você tem medos, inseguranças, porque é humano, tem sangue correndo nas veias, tem um coração por trás dessa aparência de "eu me basto". E este coração é tão inseguro como qualquer outro. Blindagem não funciona nos corações. Nem mesmo nos nossos. Se você está aí agora e tá tudo dando certo, tudo se encaixando perfeitamente, é porque você MERECE!!! você LUTOU por isso, você QUER isso e você PODE com isso!!! Vai dar tudo certo de uma forma ou de outra. E você sabe que eu estou certa.
Portanto:
DEIXE SEU SOL BRILHAR!!!APROVEITA E PEGA UM BRONZE!!! O MÁXIMO QUE PODE ACONTECER SÃO ALGUMAS QUEIMADURAS. MAS ISSO A GENTE RESOLVE COM UMA POMADA.
ENTÃO DEIXE QUE AS CORTINAS SE ABRAM, SUBA NO PALCO E DÊ O SEU SHOW. E ACEITE OS APLAUSOS. SÃO PARA VOCÊ E VOCÊ MERECE!!! É SUA HORA DE BRILHAR!!!
"A todos estes que aí estão atravancando meu caminho:
eles passarão; eu, passarinho"
(Mário Quintana)


2 comentários:

  1. Ju,
    quando eu era criança eu adorava ser inteligente e estar à frente dos meus colegas na escola. Eu fazia de tudo para expor minhas ideias ou me aparecer. E na minha opinião isso era bom. Só que com o tempo notei que, depois que crescemos pagamos um preço alto por sermos inteligentes. Às vezes o inteligente é motivo de piada. É o nerd da turma. É o sabe tudo que tem sempre a razão. É o "perfeito"!

    Só que isso incomoda. Pelo menos a mim. Incomoda-me saber que às vezes sou criticado pelo simples fato de gostar de estudar, e fica difícil eu me dignar a conviver bem com as pessoas, sabendo que falam mal sobre mim, pelas costas ainda. Então fico excluído e isolado (e acham que porque quero).
    A gente tenta abstrair, relevar, tolerar... mas, no fundo incomoda. Irrita. E o pior: eu acabo acreditando que não mereço ou não sou capaz. Não sei se isso é um problema que eu criei ou deixei que criassem, mas o fato é que eu não me permito muito e me cobro bastante.

    Ontem, quando eu li este post, eu estava pensando justamente nisso: nesse auto-boicote inconsciente. E o seu post me ajudou a ver isso.
    Espero que, um dia, eu consiga, verdadeira e efetivamente acreditar mais em mim e me deixar merecer mais o sucesso, porque já notei que quando erro me deixo bombardear de críticas e no sucesso, me culpo.

    Adorei o post mesmo, foi especial pra mim e te desejo tudo em dobro.
    Beeejo
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. JONAS,
    OLHA PARA QUEM VOCÊ VEM FALAR ISSO!!!
    EU ERA - E TALVEZ AINDA SEJA - EXATAMENTE ASSIM. SOU INTELIGENTE. GOSTO DE SER INTELIGENTE. ME ORGULHO DISSO PORQUE CORRI ATRÁS DO CONHECIMENTO. APRENDI O POUCO INGLÊS QUE SEI, SOZINHA. ERA UMA CRIANÇA LÍDER, TODO MUNDO ADORAVA ME SEGUIR. OLHANDO PRA MIM HOJE, ISSO PARECE PERTENCER A OUTRA PESSOA. APRENDI A BRINCAR SOZINHA, NÃO LIGAVA PRA ISSO. ENQUANTO TODO MUNDO QUERIA JOGAR VIDEO GAME, EU LIA.
    ENTRE OS PRESENTES QUE MARCARAM MINHA VIDA, LEMBRO-ME MAIS DOS LIVROS.
    FUI CRITICADA - E AINDA SOU - E MUITO!!!SOFRI DEMAIS NA ADOLESCÊNCIA, PORQUE EU ERA A CHATA DA SALA. A QUERIDINHA DOS PROFESSORES, A NERD QUE NINGUÉM QUERIA TER POR PERTO.
    MAS HOJE, PRINCIPALMENTE AGORA, DEPOIS DE TUDO ISSO QUE VEM ACONTECENDO COM VOCÊ, EU ME PERGUNTO: POR QUE QUE A GENTE TEM QUE TER VERGONHA DE MERECER AQUILO QUE A GENTE MERECE???
    OLHO PARA TRÁS E VEJO AQUELES QUE ME CRITICARAM, ONDE ELES ESTÃO??? NÃO SEI!!! ENQUANTO ISSO EU ESTOU AQUI, USUFRUINDO DE UMA BOLSA DO PROUNI DE 100% E POR QUE? POR QUE O GOVERNO É BONZINHO? NÃO!!!PORQUE EU MERECI, EU CORRI ATRÁS, PORQUE EU ESTUDEI ENQUANTO TODO MUNDO RIA DE MIM!!!EU PRESTEI ATENÇÃO NAQUELA "AULA INÚTIL DE HISTÓRIA", NAQUELA "AULA INSUPORTÁVEL DE PORTUGUÊS" E EM TODOS AS OUTRAS "CHATICES" E "PERDAS DE TEMPO".A INUTILIDADE APARENTE DELES, ME DEU A FACULDADE DE PRESENTE.
    E É ISSO. A GENTE BRINCA TANTO COM NOSSO BRILHO, QUE ELE PARECE IRREAL, UTÓPICO. MAS NÃO!!!ELE EXISTE JONAS. E A GENTE MERECE BRILHAR.
    SEM MEDO, SEM CULPA.
    SIMPLESMENTE BRILHE!!! O SOL É NOSSO TAMBÉM!!!
    BJBJBJBJBJBJ
    E QUE BOM TE TER DE VOLTA AQUI!!!

    ResponderExcluir