domingo, 14 de agosto de 2011

O HERÓI DE TODOS NÓS





Era uma vez uma pessoa assim:
Impaciente – Não suporta filas, detesta esperar, odeia coisas que demoram muito, situações lentas e lerdeza em geral, mas principalmente raciocínio lento.
Engraçada – Adora fazer as pessoas rirem, mas também usa seu humor irônico muitas vezes para esconder seus reais sentimentos. Coisa que não engana quem sabe enxergar dentro daqueles olhos.
Inteligente – Eis aí uma qualidade da qual se orgulha. Tem pensamento rápido, é perspicaz e por isso tem esse ligeiro defeitinho de não suportar ter que explicar as coisas 150 milhões de vezes porque não é possível que seja tão difícil assim de entender.
Independente – Isso é uma qualidade e um defeito, porque ao mesmo tempo em que sendo independente essa pessoa aprende a se virar sozinha, às vezes ela pensa que pode carregar o mundo nas costas e acaba com uma sobrecarga e algumas frustrações quando se dá conta de que não pode resolver tudo.
Sonhadora – Às vezes se perde, com o olhar vago, lááááá longe, onde ninguém consegue alcançar. Está simplesmente sonhando com mil coisas que poderia – ou não – alcançar.
Orgulhosa – Por ser tão independente, ter mania de querer sempre resolver tudo sozinha, raramente admitir um erro e nunca dar o braço a torcer, passa a impressão – falsa – de que não precisa de ninguém. Mas cá entre nós: isso não é verdade. Já disse alguém mais sábio: “Nenhum homem é uma ilha para que possa viver isolado.”
Generosa – Apesar das suas oscilações de humor tem um coração maior que o mundo, que se doa de diferentes formas – e é daí que surge a mania de querer dar conta do mundo inteiro.
Eu poderia ficar aqui desfiando mais um monte de adjetivos para descrever essa pessoa: talentosa; determinada; curiosa – tem sede de aprender; aventureira (que os digam os cavalos de pau em umas estradas de terra por aí); a mania de sempre querer comer um docinho após as refeições; a alegria quase infantil de seu sorriso sincero, etc, etc, etc. Mas resolvi destacar apenas os mais marcantes e notáveis porque assim fica mais fácil de saber de quem eu estou falando.
Será que já dá para saber de quem este texto fala?
É claro que esta pessoa descrita aqui sou eu!!! Estas são todas as características que me fazem perceber o quanto eu sou igual a você, pai. Determinadas situações me fizeram perceber o quanto nós somos parecidos tanto na maneira de pensar quanto no modo de agir e eu percebi que com o tempo isso vem se intensificando.
Sendo assim, estou aqui hoje para te dar de presente o seu reflexo, toda a personalidade que eu herdei de você – exceto meu amor pela leitura e escrita que nós sabemos que não foi de você que eu peguei.
Como todo textinho comemorativo básico, entra aqui a parte das lembranças. Então vai lá: você lembra daquela Páscoa em que o carpete ficou todo sujo de talco por causa das pegadas do coelhinho? O Braço de Ferro do Século onde você saiu vitorioso contra o tio Beto? As nossas viagens para Piracaia? A buzina de galinha do seu carro anunciando a chegada em Barretos? A corrida contra o tempo pra me levar até Pinhal quando eu ganhei a bolsa do ProUni? Momentos e mais momentos, sempre gostosos de relembrar.
Para terminar, meio clichê mas tudo bem, quero dizer que adoro olhar nos seus olhos e ver o brilho de orgulho que aparece neles. Esse brilho que agora aparece principalmente quando você olha ou fala do Luiz Augusto – brilho que é dividido para ele e para o Gui que te “deu” o título de vovô do ano. Brilho que aparece quando a Jaque fala que consertou a pia, o controle remoto, trocou as lâmpadas da casa, o chuveiro, a torneira, seguindo o seu caminho de MacGuiver. É bom saber que um pouquinho desse brilho ainda brilha por mim, que nasci primeiro e tive exclusividade por pelo menos três anos e que, agora aos 25, ainda tenho certa dificuldade de dividi-lo seja com quem for. Esse brilho que apareceu quando eu puxei o coro da Fascinação para a vó. Esse brilho que apareceu quando eu ganhei minha bolsa e entrei na faculdade. Esse brilho que aparece quando eu conto que tirei 10 num trabalho e me faz ficar toda feliz, feito uma criancinha boba porque meu papai tem orgulho de mim. Esse brilho que me fazia e ainda me faz pensar que você pode resolver tudo, como todo super herói faz.
Por todos esses motivos, venho aqui te dizer: PAI, EU TE AMO!!!!!
E desejo a você hoje, em meu nome e em nome do Gui e da Jaque, um FELIZ DIA DOS PAIS!!!!!
Acho que não erro em falar em nome de nós três que você foi, é e vai ser para sempre o nosso herói.



Pai!
Eu cresci e não houve outro jeito
Quero só recostar no teu peito (...)
Pai!
(...) Você foi meu herói meu bandido
Hoje é mais
Muito mais que um amigo
Nem você nem ninguém tá sozinho
Você faz parte desse caminho
Que hoje eu sigo em paz
Pai! Paz!...

(Pai - Fábio Jr.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário