sexta-feira, 18 de novembro de 2011

QUEM NÃO TEM TETO DE VIDRO...

Antes de mais nada, quero dizer que este post não tem objetivos religiosos; não pretendo ofender nenhum tipo de religião e nem criticar nehuma delas. Este post pretende apenas defender a liberdade de cada um ser o que é.

Ultimamente tenho lido algumas matérias na Internet que têm me deixado extremamente revoltada. Eu leio e fico estática, porque simplesmente não consigo acreditar que existem pessoas assim neste mundo. Não consigo imaginar de que forma uma pessoa consegue viver nesse mundo de hoje sendo tão cabeça dura, ignorante, tendo uma ideia fixa, seguindo um fanatismo cego orientado por mentes fechadas.
Minha indignação se deve ao PRECONCEITO, que é simplesmente horrível de uma forma geral, mas principalmente - o que, no caso, é o foco deste post - o preconceito contra homossexuais. Estou cansada de procurar notícias sobre minha série preferida, que no momento é "Glee" e encontrar críticas e mais críticas sobre o casal mais lindo e fofo da série formado pelos personagens Kurt e Blaine, que são dois meninos. O casal, interpretado respectivamente pelos atores Chris Colfer - que é gay na vida real - e Darren Criss, está sendo extremamente criticado simplesmente por se tratar de um casal homossexual. Eu não consigo entender qual é o grande problema de ter um casal gay na TV. Declarações como "Glee está ultrapassando os limites do que é aceitável" e "isso não é coisa de Deus", me incomodam, me irritam e me machucam. Imagine então o efeito que essas palavras podem causar em alguém que é homossexual!!!
Na minha opinião, se você não está afim de ver um beijo gay na TV, mude de canal. É assim que eu faço quando passa algo que não me agrada. E digo mais ainda: desligar a TV não muda o fato de que você pode sair na rua e dar de cara com um lindo casal gay feliz e contente que se ama e quer apenas ser feliz! E se você não pode lidar com isso, tranque a porta, feche as janelas e vá viver escondido debaixo da sua cama, porque só lá o mundo vai ser do jeito que você quer.
Quanto a não ser coisa de Deus, só posso dizer que acho esta declaração lamentável. Queridos, Deus nos deu o livre arbítrio, somos nós que decidimos o que fazer de nossas vidas. Partindo do princípio que Ele nos disse "amai-vos uns aos outros", qual é o problema que existe em amar alguém do mesmo sexo? Se está certo ou errado, vai além da nossa compreensão. É só Ele, Deus, que vai poder nos dizer. Casais gays têm tanto direito de amarem e serem felizes quanto nós, os chamados "casais normais" formados por um homem e uma mulher. Agora, só porque o amor deles não entra naquilo que a sociedade, ou a igreja ou seja lá o que for descreve como "normal", significa que não é amor? Que não é válido? Isso tudo não passa de bobagem.
O que me revolta na verdade, são aquelas pessoas que andam por aí arrotando a Bíblia na cara de todo mundo. Que ficam citando versículos e capítulos e parábolas e pensam que só porque decoraram o livro todo, têm o direito de meter o bedelho na vida dos outros. Eles acham que por andarem por aí o dia todo com uma Bíblia debaixo do braço, são os detentores da verdade divina suprema na Terra. Gente, não é bem assim!!! Eu poderia fazer uma lista gigantesca de pessoas que eu conheço que adoram cuspir a Bíblia na cara da gente, mas agem de forma totalmente contrária ao livro que elas tanto dizem adorar. Isso elas não enxergam, mas na hora de apontar o pecado dos outros, aí são experts. Porque é claro, elas vivem com a Bíblia debaixo do braço, portanto, não pecam. Ahhh!!!Pelo amor de Deus!!!!!
Invoco então mais uma vez o livre arbítrio: cada um de nós recebeu de Deus o direito de decidir sobre sua própria vida. Agora, porque eu gosto de roxo e você gosta de amarelo, eu vou parar de falar com você? Porque você é gay, eu vou esquecer que você é uma pessoa legal, um grande amigo, vou apagar os momentos legais que passamos juntos, nossas risadas e brincadeiras? Porque você é gay, vou ignorar o fato do tanto que eu gosto de você? Mas de maneira nenhuma!!!!
Ser gay não é crime. Roubar é crime. Matar as pessoas porque elas são gays, torcem pra outro time, seguem outra religião, isso sim é crime. Hostilizar pessoas, violentá-las, bater nelas, bullying, isso tudo sim é crime. Ser Gay NÃO É!!!!
A palavra "gay", para quem não sabe, significa "alegre". Agora, como é que alguém pode ser alegre ou tentar ser feliz, sofrendo tanta pressão, humilhação, crítica, etc etc? Gente, vamos acordar!!!! Tudo o que todos nós queremos é ser felizes!!! Então, que tal a gente cuidar de ser feliz e deixar os gays serem felizes também? Tira a palavra "gay" da frente e o que sobra? Apenas seres humanos em busca da tão sonhada FELICIDADE. E quem somos nós meros mortais, para dizer que alguém não tem direito a isso?
Tá certo, pode ser que a gente não esteja preparado para descobrir que uma pessoa que a gente ama seja gay. E eu não vou aqui ditar regras de como reagir diante de uma notícia dessas. Mas a partir do momento em que uma pessoa decide nos contar algo assim, acho que tudo o que devemos fazer é apoiar. Essas pessoas já sofrem com problemas demais, para encontrar mais problemas onde procuram conforto. Apenas devemos entender que as pessoas são diferentes e estender a mão. Pelo menos eu penso assim, pois para mim, ser gay não muda nada.
Para terminar, só quero dizer que defendo Kurt e Blaine até o fim. O amor deles é o mais comovente, o mais convincente, o mais emocionante, o tipo de amor raro que eu mesma desejo encontrar para mim. Fora os dois, defendo acima de tudo o direito que todas as pessoas têm de serem felizes. Seja esta pessoa gay, hétero, preta, branca, verde, azul ou amarela. Todos, TODOS temos o direito de sermos felizes e não importa como.
Tem um provérbio chinês que diz "Antes de querer transformar o mundo, dê três voltas em torno de sua própria casa". Isso apenas quer dizer que antes de julgar alguém dê uma olhadinha para si mesmo e veja se não tem nada de "errado" com você. O tempo que você perde julgando alguém seria muito melhor empregado se você o utilizasse na busca de sua própria felicidade ou tentando fazer alguém feliz.
Então gente, vamos ser felizes, vamos cuidar de nossas vidas e deixar as pessoas se amarem do jeito que ela acham que é certo. Amar não é errado, seja lá do jeito que for. Portanto, vamos amar mais e julgar menos. Eu garanto que o mundo seria bem melhor se mais pessoas pensassem assim. E aquele que não tiver pecados, que atire a primeira pedra.



Teto de Vidro
Pitty
Quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra

Andei por tantas ruas e lugares
Passei observando quase tudo
Mudei, o mundo gira num segundo
Busquei dentro de mim os meus lares
E aí, tantas pessoas querendo sentir sangue correndo na veia
É bom assim, se movimenta, tá vivo
Ouvi milhões de vozes gritando
E eu quero ver quem é capaz de fechar os olhos
E descansar em paz...

Quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra

Andei por tantas ruas e lugares
Passei observando quase tudo
Mudei, o mundo gira num segundo
Busquei dentro de mim os meus lares
E aí, tantas pessoas querendo sentir sangue correndo na veia
É bom assim, se movimenta, tá vivo
Ouvi milhões de vozes gritando
E eu quero ver quem é capaz de fechar os olhos
E descansar em paz...

Quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra

Na frente está o alvo que se arrisca pela linha
Não é tão diferente do que eu já fui um dia
Se vai ficar, se vai passar, não sei
E num piscar de olhos lembro tanto que falei, deixei, calei
E até me importei mas não tem nada, eu tava mesmo errada
Cada um em seu casulo, em sua direção, vendo de camarote a novela da vida alheia
Sugerindo soluções, discutindo relações
Bem certos que a verdade cabe na palma da mão
Mas isso não é uma questão de opinião
Mas isso não é uma questão de opinião
E isso é só uma questão de opinião...

2 comentários:

  1. Oi, Ju!

    Está aí um tema que é do meu total interesse: pré-conceitos! Eu odeio pré-conceitos.

    Acredito que nunca a vi postar sobre algo que a revoltasse tanto, como foi com este último post. Você vibrou a cada minuto, estando certa de cada palavra que iria escrever. E ficou um reflexo de você: reflexo de indignação. Acredito que é porque você - como eu, é amante incondicional das pessoas - ou seja, faz de tudo para aceitar os outros como eles são. E isso é louvável, Ju. As pessoas só querem ser aceitas. Vivemos num mundo que, muitas vezes, limita o acesso das pessoas: “Esse pode fazer isso, esse não; isso é legal, isso pega mal; isso é certo, isso é errado...”. E algumas pessoas engolem essa... Não consigo entender, ainda, o porquê de algumas pessoas ainda terem preconceito com homossexuais. Não acho correto quando ouço piadas, olhares, insinuações – o famoso preconceito velado. É horrível descriminação – tanto pra quem sofre, quanto pra quem presencia.

    Espero de coração que um dia isso mude, porque quero, sim, viver num mundo sem rótulos, sem discriminações, onde todos tenham direitos iguais, e sejam respeitados. Acredito que o preconceito diminuiu muito, mas ainda existe. Mas o pior, na minha opinião, são os "falsos não-preconceituosos"; que são aqueles que dizem não ter preconceito com nada e ninguém, mas não têm um amigo gay, nem mesmo conversam. Evitam contato. Evitam qualquer relacionamento. Só de analisar esse seu post - que ficou brilhante -, expôs muito bem o assunto abordado: quantas pessoas comentaram, Ju? E quantos (tenho certeza) que leram?!

    O que nos resta perguntar é: se leram e concordam com "Não ao preconceito", por que não se manifestam??

    Falar não ao preconceito é fácil, o difícil é ter a tolerância com o que vai de encontro com as nossas crenças, ter a compreensão com outro e o relacionamento no dia a dia com o que é diferente. Sem julgamentos. Sem críticas. Isso é difícil, mas é isso que devemos nos policiar sempre, para tratarmos cada um com o mesmo trato que gostaríamos de ter. Ter relações, independente de qualquer coisa.

    O post ficou bom, eu espero que quem leio, reveja seus pontos de vista e que tentem se colocar no outro lado. Quando a gente se põe no lugar do outro, a gente consegue começar a entender algumas coisas.

    Beejão
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  2. EEEEEEE!!!!!!!PRIMEIRO COMENTÁRIO!!!
    ANTES DE TUDO QUERO TE AGRADECER POR COMENTAR ESTE POST ESPECIFICAMENTE QUE É MUITO ESPECIAL PARA MIM.
    FIZ ESTE POST COM MUITO CARINHO, PORQUE NÃO ME CONFORMO COM PRECONCEITO. ESSE TEXTO VEM SE FORMANDO JÁ HÁ ALGUM TEMPO, OU TALVEZ TENHA EXISTIDO DESDE SEMPRE E SÓ ESTAVA ESPERANDO O MOMENTO CERTO DE SAIR. E O MOMENTO CERTO VEIO COM KURT E BLAINE, O CASAL PELO QUAL ME APAIXONEI EM GLEE. PRINCIPALMENTE O KURT, COM QUEM ME IDENTIFIQUEI DE IMEDIATO, ANTES MESMO DE SABER QUE A PERSONAGEM ERA GAY.
    COMO VOCÊ DISSE, FICA MUITO MAIS FÁCIL ENTENDER QUANDO A GENTE SE COLOCA NO LUGAR DO OUTRO, E POR TER MUITA COISA EM COMUM COM O KURT, FOI EXATAMENTE O QUE EU FIZ. E SIM, FICA MUITO MAIS FÁCIL DE ENTENDER. QUANDO EU FIQUEI SABENDO QUE O KURT ERA GAY, QUE IA TER UM NAMORADO COM DIREITO A CENAS DE BEIJO E TUDO, VIBREI!!!!AFINAL, SE ISSO EXISTE NA VIDA REAL, POR QUE A TV – PRINCIPALMENTE NO BRASIL – RELUTA TANTO EM MOSTRAR??? ISSO É O TAL DO PRECONCEITO VELADO. MEDO DA REAÇÃO DO PÚBLICO. SEI LÁ. PRA MIM É SÓ DESCULPA PRA ENCOBRIR O PRECONCEITO.
    REALMENTE O NÚMERO DE VISITAS NESSE POST É RECORDE, E NÃO PARA DE AUMENTAR. MAS COMO VOCÊ MESMO DISSE, MUITAS PESSOAS LERAM, MAS COMENTAR QUE É BOM, NADA. MAS O NÚMERO ALTO DE VISITAS JÁ DEVE SIGNIFICAR ALGUMA COISA,NÃO? ENCARO ISSO COMO UMA VITÓRIA E APROVEITO PAR DIZER QUE TÁ MAIS DO QUE NA HORA DA GENTE ACORDAR PRA VIDA E PERCEBER QUE O MUNDO MUDOU. QUE NÃO TEM NADA DE ANORMAL NISSO. QUE FINGIR QUE NÃO EXISTE NÃO MUDA NADA. QUE FUGIR NÃO LEVA A LUGAR NENHUM. TÁ NA HORA DE VER QUE A GENTE JÁ VENCEU MUITA COISA NESSE MUNDO E O PRECONCEITOCONTRA HOMOSSEXUAIS É SÓ MAIS UM OBSTÁCULO QUE ESTÁ AÍ APOSTOS, PRONTINHO PRA GENTE DERRUBAR.
    MAIS UMA VEZ, OBRIGADA POR EXPRESSAR SUA OPINIÃO. NESTE POST ISSO SIGNIFICA MUITO PARA MIM.
    BJBJBJBJBJBJBJ
    JU

    ResponderExcluir