sábado, 14 de abril de 2012

EGOÍSTA E ARROGANTE


Era uma vez a Egoísta e o Arrogante. Eles eram tudo o que um ser humano costuma ser, mas nem sempre pareciam aquilo que se chama de "Normais". Compreendiam um ao outro completamente e eram incompreendidos por quem não os conseguia ver de verdade.
Arrogante era julgado por sua franqueza. Vivemos numa sociedade onde ter opinião é ser rebelde e era assim que Arrogante era visto. Uma opinião expressa e já se arregalavam os olhos de choque. Seco. Frio. Egocêntrico. Suas três palavras para começar o dia.
Egoísta era mal interpretada. Apenas por ter um jeito diferente de se doar. Vivia fazendo de tudo dentro do que podia abrir mão em favor dos outros. E no primeiro gesto de pensar em si mesma: POF! Egoísta. Mesquinha. Encrenqueira.
Mas Egoísta e Arrogante não se veem assim. Eles não são assim. Egoísta sabe que Arrogante tem na sua opinião firme uma de suas melhores qualidades. Ele é generoso, divertido e somente luta para ter o que julga ser o melhor não só para si, como para o mundo à sua volta. Se pudesse, mudaria o mundo todo com suas próprias mãos.
Arrogante sabe o que Egoísta leva no coração. Sabe de muitas coisas das quais Egoísta abriu mão em nome das pessoas que hoje a acusam de somente pensar em si mesma. Egoísta sofre em silêncio porque sabe o quanto uma palavra pode machucar. Então se cala, ostentando um título que não merece.
Ainda que tenham um ao outro e saibam entre si exatamente quem são e como são, Egoísta e Arrogante sabem o quão injusta é essa situação. Um não pode falar porque soa estúpido, grosseiro, desdenhoso. A outra tem que fazer o que os outros querem e só pelos outros porque senão é metida, do contra, sem consideração.
O que eles devem fazer então? Deixar de ser eles mesmos e interpretar um personagem bonzinho, pacífico, benevolente, idiota, manipulável e sem opinião? Eles devem calar e assentir e dizer amém a tudo? Devem vestir as roupas que todo mundo veste, escutar as músicas que todo mundo escuta, comer o que todo mundo come e querer o que todo mundo quer? Pra quê?
Egoísta e Arrogante são singulares. E é isso o que os torna tão especiais.

É ruim passar uma imagem negativa, principalmente quando a gente sabe que ela não traduz a verdade. Mas pior ainda é a gente fingir ser quem a gente não é.


6 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. É Ju, conheço bem esses dois... Até a imagem que você escolheu retrata bem a cena, quando ficamos na escada pra biblioteca conversando sobre a vida.
    Eu sei que não sou arrogante. Como você também sabe que não é egoísta. Tenho completa noção de que muitas vezes falo “a” e o que se ouve é “b”. E de que você de uns tempos pra cá decidiu viver um pouco do seu jeito e um e outro aí têm estranhado as suas vontades.

    Não vale a pena brigar por causa do que os outros interpretam (ou querem entender), da verdade só nós sabemos. Às vezes basta. Às vezes não vai bastar. Mas devemos continuar nossos caminhos e cada um que seja responsável pelo que pensar. Não somos livres?

    Agora, a vida é feita de escolhas constantes quer queiram quer não. E é preciso decidir quer gostem quer não. Tudo vai ter um preço estejamos ou não preparados. E a vida pode até ser mais fácil vivendo sob a camada mais superficial, só que já descobrimos que o que é mas interessante está no fundo.

    Não me importa o que falam, me preocupa o que ouço! ;)


    Beejão
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. POIS É, JONAS...
    SE O QUE HÁ DE MELHOR ESTÁ NO FUNDO, DEIXO BEM CLARO QUE NÃO TENHO O MENOR MEDO DE MERGULHAR. A-DO-RO NADAR NO FUNDO.
    E NÃO TÔ NEM AÍ SE É MAIS CONFORTÁVEL OU MAIS ACEITÁVEL VIVER NA SUPERFÍCIE FINGINDO SER O QUE EU NÃO SOU.
    SOMOS ASSIM, ENTENDA QUEM QUISER, ACEITE QUEM QUISER.
    COMO VOCÊ MESMO DISSE, DA VERDADE SÓ NÓS SABEMOS.
    E ENQUANTO ISSO FOR VERDADE, SERÁ O SUFICIENTE.

    VALEU PELO COMENTÁRIO.
    BJBJBJ
    JU.

    ResponderExcluir
  4. maravilhoso !!! seu blog é lindo demais ....
    o egoísta sei que habita em mim e o arrogante mandei ir embora rs
    amei de verdade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO OBRIGADA!!!
      QUE BOM QUE VOCÊ GOSTOU, VOLTE SEMPRE!!!
      É COMPLICADO MESMO LIDAR COM O EGOÍSTA DENTRO DA GENTE, MAS DE ALGUM JEITO A GENTE ACABA CONSEGUINDO.

      ABRAÇOS E SEJA BEM VINDA SEMPRE!

      Excluir