segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Bird Box

 


Tem hora que me sinto dentro do "Bird Box", aquele livro/filme onde todo mundo surta e começa a morrer ou se matar porque vê alguma criatura maligna que faz com que isso aconteça. É tanto crime, tanta violência, tanta gente morrendo e se matando e matando uns aos outros, que parece que o filme se tornou real.
Eu moro numa cidade do interior, onde praticamente todo mundo conhece todo mundo. Mal nos recuperamos de um feminicídio brutal ocorrido há pouco tempo e hoje, o assunto corriqueiro é mais um assassinato brutal de uma mulher. Mais um homem, inconformado com o fim de um relacionamento, pôs fim à vida da mulher que não queria mais estar com ele. E aí é que me pergunto: que merda é essa? Que porcaria de mundo é esse, onde uma pessoa não pode escolher com quem quer ficar porque a pessoa vai lá e mata ela? que tipo de "homem" é esse que vem sendo construído? Cadê homem de verdade?
Essa cultura do "macho" tem que ser eliminada. Quantas mulheres mais terão que morrer para que se perceba o quanto o machismo é tóxico, é prejudicial, é criminoso?
Para com essa história de "cê tem que sê homi! dá uma lição nessa muié!". Coisa nojenta, ridícula, ultrapassada! Estamos no século 21 e essa cultura de macho escroto tem que parar! Tem que deixar de existir! Essas coisas já não se encaixam no cenário atual! Acorda pra vida, cara! A mulher não é sua propriedade! Se ela não quer mais ficar com você, segue sua vida, vai atrás de quem te queira! Mas se você que ela de volta, lute por ela, se torne um ser humano melhor, mude de atitude, mostre para ela algo que valha a pena! Mas não, é mais fácil ir lá e meter o facão; pegar uma arma e encher a mulher de tiro. Assim se resolvem as coisas hoje em dia. É o fim mesmo!
Aqui no Bird Box da vida real, diferentemente da ficção, as criaturas são bem visíveis: são aquele vizinho da casa da esquina; o amigo de infância da prima: o cunhado da dona Maria da lojinha; o avô, o pai, o irmão, o filho de alguém; aquele amigão de todo mundo que "jamais faria isso". Gente que a gente nem imagina, que por falta de raciocínio, resolve as coisas com tiros ao invés de seguir em frente ou dialogar para buscar uma solução melhor.
Quando eu era criança e passava os dias assistindo Scooby-Doo, mal sabia eu a mensagem subliminar que aquele desenho carregava. Ao tirar a máscara do bicho papão da vez, nos era revelado que os piores monstros que existem são os seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário