quinta-feira, 8 de abril de 2010

REALIDADE OU ILUSÃO?


Por que será que é tão difícil entender a diferença entre a realidade e a ilusão? Como é que a gente faz para saber se o que a gente tá vendo, vivendo e sentindo é verdade ou é apenas um delírio, uma ilusão? Por que bem na hora que o sonho parece tão convidativo, é que dá mais medo de sonhar?

Eu queria, nesses momentos, ter uma bola de cristal, para que ela pudesse me mostrar coisas que estão além da minha capacidade de entender. Queria poder consultar um oráculo, que me desse todas as respostas que eu procuro, apesar de saber que boa parte dessas respostas estão aqui, bem perto de mim.

Será que fica mais difícil de acreditar porque quando você resolve descer das nuvens e colocar os pés de volta no chão, o ar fica rarefeito, a gravidade se torna inexistente e a força dos acontecimentos te puxa de volta para cima, insistindo para que você continue a flutuar?

O que há de tão assustador no sonho para que o medo domine e faça a gente querer correr bem na hora em que tudo parece dar certo, em que as coisas estão tão perfeitas? Por que fica tão difícil sonhar bem na hora que o sonho tá tão bom?

Por que é tão difícil acreditar nas fadas quando elas estão bem diante do nosso nariz?

Por que é tão difícil entender o que se sente, acreditar em algo que todo mundo vê, que a gente mesmo vê e sente???Por que parece tão difícil demonstrar, ter coragem para ir além???

Não sei. Eu sou uma sonhadora. Uma mente completamente delirante. Para mim, o mundo dos sonhos é muito mais verdadeiro do que o mundo real. E, no entanto, esse mundo que sempre foi tão meu, agora me assusta e, ao invés de me abrigar nele - que é o que eu sempre faço - eu estou buscando abrigo na realidade, que eu nem mesmo sei se é tão real assim.

Talvez seja por isso que eu me sinta tão perdida: eu não sei lidar com a realidade.

Na verdade o medo vem da possibilidade de acordar e ver que tudo não passou de um sonho.


"Como num espelho, te olhando vejo
O meu próprio medo, minha indecisão
Mesmo te amando, não estou seguro
Será que é verdade ou uma ilusão?"

(Espelho - Jorge e Mateus)

4 comentários:

  1. Ju, seu post ficou simplesmente demais!!!
    Sabe, às vezes eu fico me perguntando essa mesma coisa: estou vivendo de verdade ou um dia vou acordar e descobrir que estive sonhando o tempo todo...

    Nossa, é tão difícil assumir para nós mesmos o quanto podemos estar errados, incertos, loucos... Acredito que dói mais é quando descobrimos que as respostas são perguntas. Eu odeio quando sou obrigado a me conformar com um momento em que as respostas não me são revaladas e sou obrigado a viver as indagações. Eu até tendo triblar os dias e os anseios, mas a verdade é que não ter o controle, para mim, é mortal.

    Mas, sabe, Ju, por mais difícil que seja, por mais dolorido que seja, por mais mortal que pareça, eu ainda estou vivo. E você também. Descobri que posso não ser tudo aquilo que eu gostaria de ser no momento, posso não ter tudo aquilo que eu gostaria no momento, mas eu vou respeitar o que eu sou agora! O que eu tenho agora!
    Se o meu futuro é incerto, meu presente não é. Meu presente é do meu jeito e eu o desenho. E no meu papel terá dias ensolarados ou chuvas de verão, terá boas risadas ou sonhos malucos, terá dias felizes e vai ser assim!

    Sabe por quê?
    - Porque a gente sempre soube, Ju, nas cantigas de Ano Novo.

    HOJE, a festa é minha, hoje a festa é sua, é de quem quiser. De quem viver.
    Hoje, nossos sonhos serão verdades! O futuro já começou!
    Chega de baixo alto astral. Abaixo as lágrimas! E se estiver difícil, os amigos nos seguram e seguram as pontas, porque é pra isso que eles existem. E que a vida se abra, porque eu quero vivê-la feliz.

    Este comentário ficou grande e será o maior que eu já te escrevi, mesmo! Que sonhemos mais! Que brinquemos mais! E se vamos ter que passar por momentos ainda piores, que eles venham, porque medo não temos.

    A vida pode ser implacável, mas ela NÃO PODE CONOSCO, JU!!!

    Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeejos
    Fique com Deus.

    PS: NÃO MATE AS BALEIAS!KKK

    ResponderExcluir
  2. JONAS,
    EU QUERIA ESCREVER TANTA COISA,MAS ULTIMAMENTE ATÉ AS PALAVRAS TÊM FUGIDO DE MIM.
    EU SEI QUE ALGUMAS DAS SUAS RESPOSTAS, SOU EU QUEM ESTÁ TE DEVENDO, MAS É PORQUE EU SIMPLESMENTE NÃO CONSIGO EXPLICAR ALGUMAS COISAS. ÀS VEZES É MAIS FÁCIL PRA MIM, FINGIR QUE NÃO TEM NADA ACONTECENDO...
    EU SEI QUE É PRECISO ENFRENTAR, MAS EU SIMPLESMENTE NÃO CONSIGO...
    POR ISSO EU DELIRO...SONHO...E ISSO É PERIGOSO PORQUE EU SEI QUE UMA HORA EU VOU TER QUE ACORDAR E QUE A REALIDADE PODE NÃO SER TÃO LINDA ASSIM.
    MAS ESTE NÃO É UM POST TRISTE. É APENAS UM POST ASSUSTADO. UMA CRIANÇA COM MEDO DO MONSTRO NO ARMÁRIO. MAS UM DIA ELA ABRE A PORTA E DESCOBRE QUE ERA SÓ UMA ROUPA PENDURADA.
    EU SÓ TÔ COM MEDO DE ABRIR A PORTA.
    ÀS VEZES EU ACHO ATÉ QUE TÔ COM MAIS MEDO DA FELICIDADE QUE PODE ESTAR ESCONDIDA ATRÁS DESSA PORTA. SEI LÁ, EU NÃO SEI EXPLICAR. SÓ SEI SENTIR ESSA COISA LOUCA.
    MAS VOCÊ ESTÁ CERTO, O PRESENTE NOS PERTENCE E A GENTE DESENHA COMO A GENTE QUISER. TUDO BEM QUE MEU DESENHO TÁ MAIS PRA UM RABISCO ININTELIGÍVEL, MAS UMA HORA A FIGURA SE FORMA. ATÉ LÁ EU VOU TROCANDO AS CORES DOS LÁPIS E ME DIVERTINDO...E PARA ISSO EU CONTO COM VOCÊ.
    ENFIM, VOU PARAR POR AQUI PORQUE AINDA NÃO COMECEI A ESTUDAR PARA A PROVA DE HOJE QUE, INFELIZMENTE, NÃO É APENAS UMA ILUSÃO.
    ADOREI SEU COMENTÁRIO GIGANTE.
    BJBJBJBJBJBJBJBJBJBJBJBJBJBJBJBJBJ
    ATÉ A PRÓXIMA!!!
    SALVEM A AMAZÔNIA!!!!
    KKKKKK

    ResponderExcluir
  3. Siempre me es gratificante recorrer el mundo de los blogs… y encontrar algunos como el tuyo. También tengo la esperanza que alguna vez pueda verte por el mío, que también se escribe en portugués, sería como compartir esta pasión por escribir que une a tantas personas y en tantos lugares...

    Sergio

    ResponderExcluir
  4. GRACIAS!!!
    NÃO VOU ME ARRISCAR MAIS DO QUE ISSO NO ESPANHOL, MAS FICO GRATA POR SABER QUE PESSOAS DISTANTES ESTÃO GOSTANDO DO MEU BLOG.
    CADA VEZ QUE ENCONTRO UM COMENTÁRIO ESTRANGEIRO FICO MUITO GRATA E FELIZ.
    OBRIGADA POR SUA VISITA E VOLTE SEMPRE.
    PODE ESTAR CERTO QUE PASSAREI PELO SEU TAMBÉM!!!
    OBRIGADA!!!

    ResponderExcluir